Alunos da Escola Waldorf São Paulo realizam voluntariado em projetos sociais da UNAS em Heliópolis
Entre os dias 01 e 04 de outubro um grupo de alunos do ensino médio da Escola Waldorf São Paulo realizaram uma imersão por projetos sociais da UNAS na Favela de Heliópolis afim de trocar experiências e apoiar ações do dia a dia dos projetos da organização. Barbara Pinto, coordenador de captação de recurso da UNAS destaca a importância da ação conjunta entre projetos sociais, a escola e os alunos “Há uma troca de experiências e de saberes, uma troca cultural e de bagagem muito importante. No sentido de trazer para o território algo na prática, uma experiência pratica para todos, então é super importante o voluntariado e o engajamento dos alunos para criar novas perspectivas de futuro”.
O grupo de 20 alunos realizou ações de voluntariado como parte da semana da cidadania proposta pela escola, desenvolvendo as atividades na Biblioteca Comunitária de Heliópolis, no Observatório De Olho na Quebrada, na Cozinha Comunitária e também em um dos Centros de Educação Infantil sob gestão da UNAS. Para Ana Beatriz de 18 anos a experiência tem sido um folego de esperança em futuro melhor. “Pra mim, tá sendo algo muito gostoso e uma experiência pra desconstruir mesmo, porque eu moro aqui na Ipiranga, moro aqui do lado e eu não tinha noção da realidade. Sempre ouvi falar muito sobre Heliópolis, muitas coisas ruins, muitas coisas negativas, e estar aqui esses dias tem sido uma grande chance de desconstruir uma visão minha sobre algo que é tão perto da minha casa, tão perto do meu dia a dia, está sendo muito gostoso ver e estar aqui. Eu estudo em uma escola de pedagogia Waldorf e vi aqui como o trabalho de vocês se assemelha; ter algo parecido com a pedagogia Waldorf em algo público e ver que é possível fazer isso me deu um sentimento de esperança. Ver as crianças tendo essa possibilidade de ter algo muito legal, que eu acredito que seja realmente o caminho, essa coisa da educação para a liberdade, para construir uma sociedade nova, porque é algo urgente — vejo isso como algo urgente, ter pessoas pensando no coletivo, no todo, e não só nelas mesmas. Eu vejo isso aqui, esse sentimento de comunidade, e fico muito orgulhosa. Me sinto muito, muito orgulhosa, com muita esperança. Me deu realmente muita esperança para o futuro, e eu pensei: ‘Nossa, a gente não tá sozinho.”
Criada em 1983 a Escola Waldorf São Paulo tem como fonte a antroposofia desenvolvida por Rudolf Steiner, oferecendo atendimento da educação infantil ao ensino médio. Há atuação da escola tem muita sinergia com o trabalho da UNAS, entendendo o processo de aprendizagem em bases como o trabalho coletivo, responsabilidade e autonomia. Miguel Garcia, professor e tutor da turma que visitou a UNAS conta sobre a experiência nesta imersão de quatro dias nos projetos sociais em Heliópolis. “Para a gente, para a nossa pedagogia, é muito importante a ideia de que a educação não é para ficar restrita em sala de aula, mas a gente tenta uma perspectiva de levar os alunos para o mundo. A gente queria que eles fossem agentes de transformação no mundo. E aí para isso é muito importante que eles saiam da bolha que eles vivam e que eles tenham contato com realidades muito diferentes da deles. De fazer pontes, não só sair olhando como se o mundo de fora fosse um aquário, alguma coisa externa, mas que eles possam participar de verdade, que eles possam interagir, que eles possam trocar. Então fizemos contato com a UNAS e essa semana está sendo muito boa porque está sendo uma proposta de construção de jovens para jovens, eles estão tendo contato com lideranças, com uma galera que já está fazendo diferença no mundo, já está ativa, e eles estão podendo ver que eles também podem ter esse papel, que se eles se engajarem tem espaço para eles atuarem e transformarem. Então está sendo demais essa experiência, a gente está muito feliz e eu quero que isso seja uma semente que daqui pra frente eles que tomem essa iniciativa.”
Comments