Após 10 anos de luta e mobilização, UPA 24hs é inaugurada em Heliópolis
Prefeitura de São Paulo inaugura UPA Sacomã, para atendimento à população da Maior Favela de São Paulo
Enfim, a tão esperada e reivindicada UPA Sacomã foi inaugurada! Na manhã desta terça-feira, 7 de janeiro, a Prefeitura de São Paulo realizou a entrega das obras que ampliaram e adaptaram a antiga AMA (Assistência Médica Ambulatorial) Sacomã, transformando-a em uma nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento). O prédio, agora disponível para a população da maior favela de São Paulo, conta com três pavimentos e 29 leitos, sendo 12 para adultos, 8 pediátricos, além de uma sala de emergência com sete leitos. A unidade dispõe de toda a infraestrutura necessária para um pronto atendimento eficiente, incluindo sala de raio-X, sutura, eletrocardiograma, coleta de exames, inalação, farmácia, serviço social e consultórios médicos para as especialidades clínica, pediátrica, odontológica, ortopédica e cirurgia geral, inclusive para urgências, emergências e situações de gravidade média, tudo 24 horas.
Jaqueline Teixeira, que é conselheira municipal de saúde e também faz parte do fórum de saúde da UNAS conta sobre a importância deste novo equipamento para a favela de Heliópolis, “É uma conquista muito grande para a gente ter essa UPA aqui em Heliópolis, pensando no nosso atendimento, né? Nós, moradores, não temos um hospital que atenda a comunidade. O mais próximo é o Hospital Heliópolis, que não recebe pacientes de porta aberta, apenas por agendamento.
A UPA veio para oferecer um atendimento mais qualificado para a nossa comunidade. Aqui, vamos ter cirurgião para pequenas cirurgias de emergência e urgência, além de ortopedista, clínico geral e pediatra. Lutamos para que fosse uma UPA III, o que significa que também teremos internação de até 72 horas dentro da unidade, com alimentação para os pacientes que estiverem nos leitos de observação enquanto aguardam transferência para um hospital ou apenas seguem em monitoramento.
Teremos ainda exames de sangue feitos na própria unidade, sem a necessidade de enviar para um hospital. A UPA é um sonho da comunidade que está se tornando realidade, graças ao trabalho, mobilização e luta da UNAS e dos conselheiros de saúde, que estão nessa batalha desde 2015, dando todo o apoio e força para melhorar a saúde em nossa comunidade.
Agora, a gente espera que o atendimento realmente funcione do jeito que a comunidade precisa, né? Porque a nossa comunidade merece um atendimento de qualidade!"
Com início de suas obras em novembro de 2022, a UPA tinha previsão de entrega para dia 26 de maio de 2024 com um investimento de mais de 19 milhões de reais, segundo à Prefeitura de São Paulo, sendo executados pela Parceria Público-Privada (PPP), da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo.
"Essa UPA representa um avanço no atendimento para as pessoas que mais precisam. Aqui nós tínhamos uma AMA muito pequena, com pouca estrutura, e agora esse equipamento que não é só maior em tamanho, mas na infraestrutura que acrescentamos com a ampliação dos serviços prestados, com equipamentos modernos e um quadro de profissionais completo para cuidar da saúde da comunidade", afirmou o prefeito Ricardo Nunes.
A Prefeitura de São Paulo, afirma que a nova unidade contará com 484 profissionais e 158 médicos, funcionando 24 horas, além da instalação de um mini laboratório para a realização de quase 30 tipos de exames.
Jaqueline, relembra o processo de luta para efetivação da UPA 24hs. "A mobilização e a luta por esse espaço completam 10 anos, e, mesmo durante todo o período de obras, tivemos que nos organizar para acompanhar tudo de perto. O Conselho Gestor da unidade foi fundamental nesse processo. A gente montou uma equipe de obras para acompanhar cada etapa, desde a mudança da UBS para o novo endereço, lá em 2019.
Essa comissão de obras esteve o tempo todo em diálogo com a Prefeitura, a Supervisão Técnica de Saúde do Ipiranga e os representantes da unidade, para garantir que a UPA fosse entregue com a melhor qualidade para a nossa comunidade, seguindo o que havia sido prometido: uma UPA III.
Dá muito orgulho ver que a luta fez diferença, porque, se a gente não se une para lutar pelos nossos direitos, as coisas não acontecem. E se a gente não cobra, não acompanha de perto, elas também não saem do papel. Então, é muito gratificante! Estou muito feliz de ver a UPA inaugurada hoje, depois de tantos anos de lutas, reuniões, atos e caminhadas organizadas pela UNAS."
• Em novembro de 2015 a Prefeitura de São Paulo anunciou as melhorias na área da Saúde Pública em Heliópolis com a locação de um novo prédio para receber as instalações da Unidade Básica de Saúde Sacomã, e a promessa que as obras da UPA Sacomã iniciariam assim que ocorresse a mudança da UBS para o novo endereço.
• O local onde foi instalada a UBS ficou alugado por cerca de 04 anos antes de ser entregue em 01 de Novembro de 2019 (utilizando mais de 1 milhão de reais de recurso público com aluguel de um espaço sem uso).
• A promessa de início das obras da UPA com a mudança não se cumpriram, só três anos após a saída da UBS para o novo endereço é que a obra da Unidade de Pronto Atendimento teve início em 23 de novembro de 2022.