top of page
Buscar

Centro de Referência é reinaugurado na zona sul, espaço é destinado a promoção dos direitos da população LGBTQIAPN+

  • Escrito por Douglas Cavalcante
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

O Brasil registrou 291 mortes violentas de pessoas LGBTQIAPN+ ou motivadas por LGBTfobia em 2024, o que faz do país o mais violento do mundo entre as nações que realizam estudos sobre o tema. É sob essa ótica que a efetivação de políticas públicas que promovam os direitos da população LGBTQIAPN+ se torna ainda mais fundamental.


Justamente por isso a manhã desta quinta-feira (24) deve ser celebrada como mais um avanço na política de prevenção e enfrentamento da violência LGBTfóbica, promoção de direitos e fortalecimento da cidadania das pessoas LGBTQIAPN+. Na zona sul de São Paulo, foi reinaugurado o Centro de Referência LGBTI+ Edson Neris.

A cerimônia contou com a participação de diversas usuárias e usuários do projeto, além de representantes de equipamentos públicos das áreas da saúde, assistência social e direitos humanos. O evento também contou com as presenças de Stella Verzolla, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo; Kylie Pessoa, presidenta do Conselho Municipal LGBT; e Léo Áquilla, coordenadora de Políticas para LGBTI da Cidade de São Paulo.


“Estou emocionada em ver a grandeza deste novo espaço. Sabemos que os desafios também são grandes, mas nosso papel é incluir e gerar oportunidades à população que mais morre em nosso país. O que é um absurdo em pleno século XXI — isso é inadmissível”, destacou Cleide Alves, presidenta da UNAS, durante sua fala na cerimônia de reinauguração.


“Estamos aqui para acolher toda a população LGBTQIAPN+ da Sul. Esse espaço é nosso — é de escuta, apoio, fortalecimento e oportunidade”, disse Gerohannah Barbosa, gestora da unidade, que ainda destacou o papel das parcerias para o sucesso do trabalho: “Estamos aqui com diversos parceiros hoje, e nós vamos precisar de vocês para efetivar a promoção de direitos das pessoas LGBT’s — parcerias com a saúde, com a assistência, com os direitos humanos.”


O Centro de Referência em Direitos Humanos e Cidadania LGBTI+ Edson Néris - Zona Sul dá lugar ao antigo Centro de Cidadania LGBTI+, inaugurado em 31 de março de 2016 sob a gestão da UNAS em convênio com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Cidade de São Paulo. Para além da mudança do nome, o novo equipamento agora tem novo horário de funcionamento, estando aberto de segunda à sexta-feira, das 08h às 18h, e durante um sábado por mês, visando atender também àqueles que não conseguem acessar o equipamento em horário comercial. A estratégia de aumentar o período de funcionamento, para além de aproximar o público, também ocasionou a ampliação do atendimento técnico e multiprofissional, com as equipes psicossocial, socioassistencial, jurídica e pedagógica.


O Centro ganhou também novas instalações, sendo reinaugurado em um prédio localizado na Estrada do Campo Limpo, nº 2690. “Continuamos atendendo todas as nove subprefeituras da zona sul da Cidade de São Paulo. Nosso equipamento, que antes estava localizado em Santo Amaro, agora está no distrito de Campo Limpo, região que abriga grande contingente da população LGBTQIAPN+”, ressaltou Gerohannah.


“Aproveito a data de hoje para anunciar que já conseguimos 9 mil vagas de emprego para pessoas LGBT, em parceria com a APAS – Associação Paulista de Supermercados. E, ainda, a partir deste ano, iremos iniciar os mutirões de seleção. Nossa meta este ano é 20 mil pessoas LGBT trabalhando”, disse Léo Áquilla, coordenadora de Políticas para LGBTI da Cidade de São Paulo, que ainda acrescentou detalhes sobre a fase após a contratação: “E não é conseguir a vaga e ser abandonada, não! É vaga assistida. A gente irá acompanhar vocês na empresa, queremos saber se vocês estão sendo bem tratadas. E, antes da chegada de cada uma, nós vamos fazer sensibilização com os setores”, destacou.



Quais os serviços oferecidos pelo projeto agora?

  • Oferta de atendimentos individuais e coletivos especializados com profissionais da Pedagogia, Serviço Social, Psicologia e Direito;

  • Atendimento do Programa Transcidadania, cuja finalidade é a promoção da cidadania de travestis e transexuais em situação de vulnerabilidade social, por meio da transferência de renda e elevação escolar;

  • Desenvolvimento do Programa Respeito Tem Nome, destinado à promoção da cidadania de travestis, mulheres transexuais e homens trans, por meio da retificação de nome e gênero nas documentações;

  • Oferta de cestas básicas do Programa Cidade Solidária para a população atendida;

  • Oferta de serviço itinerante, através da Unidade Móvel de Cidadania LGBTI+, que percorre todo o território da zona sul de São Paulo realizando sensibilizações.



 

Centro de Referência LGBTI+ Edson Neris (Zona Sul)

Estrada do Campo Limpo, 2690 - Vila Pirajussara

Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Telefone: (11) 5842-3587 | (11) 5842-1030

 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivo

Ligue:

(11) 2272-0140

Endereço: 

Rua da Mina Central, nº 38

CEP:04235460 -  Heliópolis SP 

  • LinkedIn

DOE AGORA

Siga a gente 

melhores ong 2020.png
melhores ongs 2017.png

© 2023 - UNAS Heliópolis e Região

Todos os Direitos Reservados 

bottom of page