Congresso da UNAS define rumos e futuro da organização
6º Congresso elege nova diretoria executiva para o mandato de 2024 a 2028
No último dia 26 de novembro, aconteceu o 6º Congresso da UNAS, evento institucional realizado a cada quatro anos para renovar os compromissos da organização com a efetivação dos direitos dos moradores de Heliópolis e das comunidades periféricas do entorno, com a consolidação dos valores, princípios e missão da organização, além de ser um espaço de decisão sobre os caminhos a serem seguidos. Nesta sexta edição, realizada na Quadra da UNAS em Heliópolis, o congresso reuniu centenas de pessoas, que participaram ativamente do processo de escolha da nova diretoria.
O Congresso deste ano foi antecipado por dois encontros de associados realizados em outubro, onde a atual direção da UNAS, representada por sua Presidenta, Cleide Alves, pôde realizar um balanço das ações, atividades e projetos desenvolvidos nos últimos quatro anos, além de prestar contas dos avanços e dificuldades deste último mandato, que teve como um de seus marcos o importante trabalho de enfrentamento aos impactos da pandemia de COVID-19. “Vivemos um momento difícil, de muitas incertezas, mas, como em outros momentos de nossa história, não recuamos. E, juntas e juntos, resistimos, criando uma linda rede de pessoas comprometidas em garantir condições para que nossa população pudesse enfrentar a dor da fome e tivesse acesso a itens básicos de limpeza e proteção individual contra o vírus”, disse Cleide, ao lembrar dos quase dois anos de ações da UNAS durante a pandemia.
Já para os mais de 300 associados, Cleide relembrou a trajetória da UNAS, seu surgimento como uma comissão formada por moradores da favela de Heliópolis, a necessidade da formalização deste coletivo, que deu origem à UNAS, e que passou a promover projetos sociais pensando no desenvolvimento integral da comunidade. “Nossa história é de luta, e a UNAS desempenha um papel fundamental na vida de tantas famílias, e tudo isso só é possível por cada pessoa que contribui e se soma a essa luta. Eu tenho muito orgulho de fazer parte desse coletivo”, disse Cleide.
Durante sua fala, Cleide também apresentou importantes números sobre o impacto da UNAS, que, mensalmente, beneficia, por meio de seus projetos, 6 mil vidas, sendo 66% com idade entre 0 e 18 anos, 59% dos atendidos são negros e 56% são mulheres e meninas. Além desses números extraordinários, os dados do perfil das trabalhadoras da organização também foram destacados. A UNAS chegou ao final de 2024 com 720 pessoas envolvidas diretamente em seus projetos, gerando trabalho e renda para centenas de pessoas e famílias, de forma direta e indireta, considerando que 91% das pessoas que atuam na UNAS são moradoras das comunidades onde os projetos são realizados. Outro dado interessante é que 75% das trabalhadoras são mulheres, e 77% dos cargos de gestão e liderança são ocupados por elas. Além disso, 70% das trabalhadoras da UNAS são negras e 17% são da comunidade LGBTQIAPN+.
“Tenho o privilégio de seguir nessa organização ao lado de cada uma e cada um de vocês, ainda temos muito pela frente, mas seguiremos investindo na formação cidadã, porque queremos uma comunidade melhor, e também queremos contribuir com uma pais melhor com justiça social”, destacou Cleide.
Durante todo o dia 26, associados puderam ir até as urnas, localizadas na Quadra da UNAS para votarem. Cleide Alves, atual Presidenta da UNAS, encabeça a única chapa concorrente, fruto de muitos diálogos e da representação de um projeto coletivo, pautado da defesa dos direitos dos moradores da favela de Heliópolis e região e na consolidação de um Bairro Educador. Ao final da apuração, realizada pela comissão eleitoral, foram registrados 348 validos para a Chapa 1, 04 votos brancos ou nulos e 04 votos anulados.
Braz Nogueira, reeleito para a vice-presidência da UNAS projeta o papel da organização na mobilização pela consolidação de um Bairro Educador. “Nos próximos quatro anos, eu espero que a UNAS se estruture cada vez mais e se sinta forte e segura para unir todas as forças educativas da região, fazer de Heliópolis e a região um local agradável para os que vivem aqui. Então, o nosso papel principal durante esses quatro anos, eu vejo que é tentar se aproximar de todas as forças educativas, uni-las e colocar isso a serviço da comunidade”. Braz destaca ainda que as crianças são fundamentais nesse processo. “As crianças e adolescentes precisam estar nos espaços de decisão, e eu tenho um sonho e espero que nesses quatro anos a gente consiga criar a República de Crianças e Adolescentes de Heliópolis e Região, e para isso nós temos que estar bem estruturados para não desviarmos da nossa missão”.
Essa nova configuração da direção executiva marca um passo importante na trajetória de 46 anos da UNAS e reflete a confiança na continuidade do trabalho, no fortalecimento institucional e na sustentabilidade da organização. A UNAS expressa seu profundo reconhecimento aos novos membros da diretoria executiva por suas contribuições a luta por direitos em Heliópolis e região, suas trajetórias de contribuição à democracia e aos direitos humanos.
A UNAS segue firme em seu compromisso de contribuir com desenvolvimento integral de Heliópolis e região.
Nova Diretoria Executiva eleita para o mandado de 2024 a 2028
Presidenta: Antonia Cleide Alves
Vice-Presidente: Braz Rodrigues Nogueira
Tesoureiro Geral: José Geraldo de Paula Pinto
1º Tesoureiro: Dilza Maria Dias
Secretaria Geral: Joao Bosco Nonato
1º Secretaria: Solanje Agda da Cruz
Diretor de Comunicação e Operações: Elizio Pereira Lima
Kommentare