Crianças dos Centros de Educação Infantil da UNAS visitam Eco Parque na Serra da Cantareira
Durante todo esse mês de outubro, cerca de 1600 crianças dos 17 Centros de Educação Infantil da UNAS Heliópolis e Região, estão tendo a oportunidade de conhecer o Eco Park Sitiolândia, localizado na Serra da Cantareira dentro da Grande São Paulo. O parque ocupa 74.000 m² de Mata Atlântica, com mais de 35 atrações pedagógicas, recreativas, socioemocionais, esportivas, culturais e ambientais, possibilitando um espaço de muitas brincadeiras, diversão e alegria, indo ao encontro do que no dia a dia é trabalhado dentro dos projetos a partir do currículo pedagógico assumido pela organização.
A partir da escolha do local do passeio, um processo importante de divulgação é realizado para as famílias, onde através do encontro mensal, foi possível apresentar para todos os responsáveis, os diferenciais dessa opção de atividade externa e como essa oportunidade é importante para o desenvolvimento das crianças. Ariel Faria Marciano, coordenadora pedagógica do CEI Mina, destaca como foi esse processo de sensibilização com os pais e também da alegria ao compartilhar com as crianças o local do passeio que é sempre tão aguardado por eles.
“Assim que confirmamos o local do passeio, recebemos todo material gráfico que detalhava as atividades e atrações da Sítiolândia, o que logo chamou muito a atenção das crianças que já ficaram muito animadas. Com os responsáveis das crianças, fizemos uma explicação mais apurada dentro do encontro de famílias, destacando a estrutura, tirando as dúvidas e dando mais detalhes, onde algumas famílias ficaram um pouco receosas, mas que conversando de maneira particular e explicando todo o passeio, aos poucos foram se sentindo mais à vontade, inclusive algumas outras ações que foram promovidas no entorno da creche e no território, deixaram as famílias mais seguras com essa atividade enquanto a responsabilidade do CEI (Centro de Educação Infantil). Com o anúncio, as crianças ficaram muito ansiosas porque eles gostam muito dos animais e dessa possibilidade do contato. A Esther e o Antony são crianças que são exemplos dessa expectativa, onde todos os dias perguntavam do passeio e apontando sempre o cartaz da atividade. Essa animação contagiava a todos nós, pois sabemos que nem todas as organizações podem oferecer esse tipo de atividade que é um verdadeiro diferencial da UNAS. Esse passeio fortalece muito nosso trabalho realizado no dia a dia com as crianças.”
O passeio foi dividido em 4 datas distintas para melhor recepcionar as crianças, contabilizando 1600 crianças juntamente com cerca de 200 trabalhadores, 420 crianças que são acompanhadas pelo projeto de vínculos da parceira institucional Actionaid e cerca de 40 pais que somaram forças na ajuda voluntária no dia dos passeios, ou seja, uma grande infraestrutura para que os dias de passeios possam ser vivenciados da melhor maneira possível por todos os envolvidos, em especial, pelas crianças. A faixa etária das crianças escolhida para participar do passeio foi de 3 a 4 anos das CEI’s e até os 14 anos que participam do projeto de vínculos.
No dia do passeio, as crianças são recepcionadas na creche para o café da manhã. A saída para o parque acontece às 8 horas, com um trajeto em média de 1 hora e 30 minutos de duração até o local. Na chegada a Sitiolândia, uma grande recepção é realizada pela equipe de monitores, que de maneira muito alegre e organizada, começam a dividir as crianças em subgrupos com coletes coloridos, facilitando a identificação e a segurança. Em seguida, um lanche é servido na primeira parada, energizando ainda mais a criançada. O dia de muita brincadeira começa logo depois, com muitas atrações, contações de histórias, teatros e uma grande diversidade de brinquedos, marcando a parte da manhã do passeio. Ivete Maria Monteiro, professora na UNAS há 10 anos, conta empolgada como esse momento enriquece e potencializa o trabalho realizado no cotidiano dos projetos e como esse momento é importante para resgatar o brincar das crianças e também dos professores.
“Esse dia está sendo maravilhoso e percebi que as crianças estão aproveitando bastante, brincando em muitos brinquedos e atrações como na piscina de bolinha, na ação com o dinossauro, entre outras atividades que está transformando esse dia em algo muito especial. O brincar na Educação Infantil é coisa séria e aqui na UNAS levamos isso muito a sério, pois esse importante fundamento é a base para as crianças se desenvolverem a partir do brincar e hoje é um momento muito importante que a UNAS está proporcionando para todas essas crianças. Poucas crianças tem essa oportunidade de terem acesso a um espaço como esse, repleto de atividades que proporciona essa gama de brincadeiras, e quando isso é oportunizado, é maravilhoso, magnífico de ver porque elas aproveitam bastante, não querem nem sair dos brinquedos, emendando um no outro, uma atividade na outra, todos eufóricos, super energizados e felizes. Estamos no mês das crianças e no mês dos professores, então esse é um presente duplo porque eu também sou uma professora brincante e aproveito tudo o que é ofertado para também brincar.”
Depois de uma manhã brincante e animada, é servido o almoço para retomada das atividades no período da tarde, com novas atrações e o contato tão aguardado com animais e com toda a natureza presente no local. Mais diversão, novos conhecimentos e o grande sentimento de alegria estampado no sorriso de cada criança.
Aparecida Leite Rodrigues, mãe do pequeno Levi de 3 anos, destaca como é importante momentos como esse do passeio, que possibilita o sorriso do seu filho e consequentemente o dela, por sentir o acolhimento e a inclusão em todas as etapas que compõe a ida ao passeio, demonstrando o preparo e o interesse de todos para receberem seu filho que é uma criança que tem hidrocefalia e faz uso da cadeira de rodas e que vivenciou esse momento junto com sua mãe e com os seus colegas.
“Eu gostei muito da oportunidade do passeio e de acompanhar o Levi porque eu senti que ele está gostando muito e ficou bem interessado em tudo. Também notei que ele ficou muito feliz porque ele passa muito tempo em hospitais e médicos e hoje ele está participando desse passeio diferente. Considero muito importante essa oportunidade da inclusão porque falta muito isso nas pessoas, entenderem o que é inclusão. Eu senti que desde o começo, na apresentação do passeio e até agora aqui no passeio, senti essa preocupação da direção, das professoras e dos enfermeiros, me explicando bastante como seria o dia de hoje, incluindo o Levi e toda família, conversando sempre com a gente. Eu gosto muito do CEI Minervino por causa dessa inclusão que eles têm, na importância não só com a criança, mas na empatia que eles têm com a mãe da criança, se colocando no meu papel, dialogando e se comunicando sempre. Com certeza participaria de outros momentos como esse que estamos vivendo. É cansativo fisicamente, mentalmente, mas eu como mãe do Levi, quero que ele participe de tudo, que ele veja o mundo do jeitinho dele, mas que ele sinta como as coisas funcionam, quero ele incluso. Ele tem uma mobilidade reduzida, mas ele senta, fica em pé, come, interage, dá muito carinho e presta muita atenção. E eu senti que ele brincou, deu muitas risadas porque ele gosta de sair, gosta de gente.”
A UNAS reforça seu compromisso no atendimento da primeira infância e leva muito a sério o brincar como uma das ações transformadoras no desenvolvimento integral das crianças.
Comments