Na favela, a Páscoa é mais que chocolate: é afeto, união e oportunidade
- Escrito por André Silva | Editor Douglas Cavalcante
- há 5 horas
- 4 min de leitura
Campanha de Páscoa em Heliópolis gera renda para 10 mulheres chocolateiras e distribui mais de 100 ovos às crianças
Durante a semana de páscoa, a UNAS Heliópolis e Região realizou a entrega de ovos de chocolates para mais de cento e quarenta crianças e adolescentes atendidos pelos projetos da Biblioteca Comunitária Heliópolis e do NAPSI - Núcleo de Atendimento Psicológico às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violação de Direitos. As entregas promoveram uma ação com rodas de contação de história que aconteceram ao longo da semana, envolvendo a equipe da Biblioteca, as confeiteiras e também voluntários.
Há cinco anos a UNAS tem promovido uma páscoa em Heliópolis com um significado transformador através da campanha Páscoa Solidária, uma iniciativa que visa proporcionar uma celebração mais doce e acessível para as crianças e adolescentes atendidos pelos projetos e também gera oportunidade de geração de renda para mulheres confeiteiras do próprio território.

“Muitas vezes as famílias não têm essa condição financeira de ir lá no mercado e comprar um ovo de páscoa para essas crianças” explica Ângela São José, coordenadora da Biblioteca Comunitária de Heliópolis.
Segundo um levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os ovos de chocolates estão quase 10% mais caros do que em 2024, acumulando um aumento total de 43% somente nos últimos três anos. Os efeitos desses números estão expressados nos mercados com os ovos de chocolates com preços anormais e inacessíveis para muitas famílias, tornando a páscoa uma data salgada para as famílias e crianças que vivem em territórios periféricos como Heliópolis.
“Eu vou ser bem sincera, eu tenho duas crianças em casa e eles ficam vendo todo mundo comprando chocolate e eu não tenho condições de comprar.” desabafa Rosângela Maria, de 44 anos e mãe da Valentina, de 10 anos. Atualmente desempregada, Rosângela encontra um momento de muita incerteza e encontra dificuldades com os preços caríssimos do mercado que se estende para além dos ovos chocolate. “E eles estão super caros e a gente não tem essa condição, sabe? Ou você compra o ovo de páscoa pra eles ou compra o arroz e o feijão pra dentro de casa.”

“É uma questão de incerteza, o alto custo influencia demais na minha vida e com certeza na de muitas outras pessoas daqui.” explica Ana Maria Ferreira, de 49 anos e mãe de Ana Luiza, de 9 anos, participante do projeto de ballet da Biblioteca. “Nem todo mundo tem uma boa condição financeira ou trabalham para ir lá e garantir esse momento de alegria para os seus filhos.”
A ação vem sendo uma resposta afetiva e solidária diante das incertezas enfrentadas nesse período e nas dificuldades impostas à famílias que vivem nas periferias, buscando garantir através de doações e apoios, como a Harald - empresa referência no setor de chocolates, que forneceu os insumos e a capacitação para as mulheres chocolateiras.
“A gente fica feliz que Heliópolis acolhe da melhor forma possível, com a ajuda dos colaboradores e apoiadores que fazem isso [a campanha] acontecer. Ver a alegria da minha filha ao receber o seu ovo de chocolate é contagiante, os seus olhos abrindo de tanta alegria é um impacto positivo de amor, solidariedade e um sentimento enorme de gratidão.
“Não tem como não ficar sentida, né, porque a gente quer dar, mas não conseguimos.” ressalta Rosângela. “E pra gente a campanha é super importante, pra eles é maravilhoso e a gente com mãe fica super agradecida porque estão lembrando das nossas crianças.”
O momento das entregas dos ovos de chocolates envolve a participação de uma rede solidária com a equipe da biblioteca e outros colaboradores da UNAS e de voluntários, propondo uma atividade lúdica e envolvente com as crianças e adolescentes beneficiados inseridas no processo do Bairro Educador. “A entrega dos ovos de chocolates não são entregues apenas por entregar.” explica Angela. “Realizamos todo um processo educativo e cultural no dia, como uma roda leitura, para que eles celebram esse dia”
A campanha tem também como propósito fortalecer a geração de renda por meio da confecção dos ovos de chocolates, envolvendo mulheres moradoras do próprio território que fazem parte do projeto Chocolateiras de Heliópolis, criado em 2020 a partir de uma iniciativa da UNAS e de doadores. O projeto tem como objetivo capacitar mulheres que já atuavam na confeitaria e que buscavam encontrar no empreendedorismo gastronômico uma oportunidade de renda e trabalhando, proporcionando uma oportunidade de inclusão econômica e fortalecendo o desenvolvimento integral do território.
“É uma ação de grande importância para Heliópolis por entregar os ovos de chocolates para as crianças, mas também por dar uma chance a essas mulheres de garantirem o seu sustento.” conta Ângela. “Nós pensamos nessas mulheres que passaram pela formação de chocolateiras junto a Harald e que estão, no momento, desempregadas.”

“É uma grande oportunidade para todas nós, é uma conquista, principalmente por estar trabalhando com uma coisa que a gente gosta e em um momento que a gente precisa tanto, né. Então isso dá pra gente a oportunidade contribuir para o sorriso de uma criança, né.” explica Nice, 53, que há três anos participa das Chocolateiras de Heliópolis. “É muito importante pra mim nesse momento também que estou com um problema de saúde e é uma ajuda que chega em uma boa hora pra mim.”
Ao unir esforços da comunidade e de empresas parceiras, a campanha transforma o gesto de doar em um símbolo de cuidado coletivo que ultrapassa o simples ato de presentear e se torna uma forma de fortalecer laços e compartilhar afeto.
“Eu lembro que meus pais não tinham essa mesma condição de me dar um ovo de páscoa e naquele momento, o meu sonho era ganhar um.” recorda Nice.. “Então a gente trabalha com esse sonho, e a gente tem que trabalhar com muito amor e muita paz no coração, porque tudo o que mais importa nesse momento é fazer uma criança feliz.”
Comentarios