Projeto direcionado para jovens realiza capacitação e formação com foco no mercado de trabalho
Projeto social com jovens em cumprimento de medida socioeducativa busca gerar novas oportunidades, investindo em capacitação técnica e formação ao mercado de trabalho
O Projeto Adolescentes em Ação: Educação para Liberdade é uma iniciativa da UNAS em parceria com o FUMCAD – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e tem como objetivo promover formações específicas na área da beleza através da oficina de cabelereiro e na área da mecânica elétrica com a oficina automotiva com o incentivo de uma bolsa auxílio. As formações estão sendo direcionadas para os jovens que são acompanhados pelo serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto Sacomã e Parque Bristol, com uma abordagem profissionalizante, com abrangência na administração do próprio negócio, finanças pessoais e atividades que favoreçam o pertencimento à cidade como passeios e visitas técnicas, promovendo a interação entre os jovens participantes e toda equipe do projeto.
“Esse projeto está voltado para o investimento no sentido profissionalizante e na geração de renda, onde eles têm uma bolsa auxílio que vai ajudá-los como complemento de renda enquanto eles fazem o curso. Além da atividade das oficinas de cabelereiro e acessórios automotivos, eles estão aprendendo também a administrar o seu próprio negócio, sua renda e como investir no seu empreendimento, além de outras coisas que estamos incluindo como passeios, visitas técnicas para salões de cabelereiro e oficinas mecânicas, conhecendo a cidade e estimulando esse pertencimento. É um projeto único e inovador, direcionado para esses jovens que estão em cumprimento de medida socioeducativa e que muitas vezes tem questões de autoestima muito baixa, poucas pessoas acreditam neles não dando uma oportunidade deles se restabelecerem, de aprender e estamos na contramão dessas pessoas, acreditando nessa transformação a partir do conhecimento”, destaca Fernanda Aparecida Pereira, coordenadora do projeto.
A participação dos jovens está sendo considerado um verdadeiro destaque, justamente pela participação nas aulas e também na articulação e motivação para presença nas oficinas, onde por iniciativa deles, um grupo para trocas de mensagens foi criado com esse foco, destacando inclusive, lideranças entre eles, onde cada oficina tem um representante que busca o alinhamento das informações e a criação de combinados para favorecer o andamento do curso, dialogando sempre com as educadoras que acompanham as oficinas, unindo o grupo e criando entrosamento entre eles, como destaca um dos jovens representantes.
“Acredito que está oportunidade dada para nós todos é muito boa porque é para o nosso futuro e eu como já fiz um curso de empreendedorismo, esse novo aprendizado será importante para investir mais para frente. Essa área de mecânica, elétrica e automotiva sempre foi do meu interesse porque sempre gostei de carro, moto e minha curiosidade sempre foi mexer com isso. Eu logo que comecei no curso, organizei um grupo no WhatsApp onde falei com outro jovem e pensamos em nos organizar para um motivar o outro, incentivar os outros a não desistir do curso, cobrar as melhorias do dia a dia e falar sempre com as educadoras e professores e deu muito certo. Receber também essa bolsa é uma grande ajuda que me motiva e também os demais porque nem todo mundo tem essa chance de aprender e ainda receber um valor. Temos que aproveitar da melhor forma possível porque eu já me vejo sendo um profissional, o que me motiva a seguir no curso.”
Na oficina automotiva participam 17 jovens no MSE-MA Sacomã com o foco parte elétrica e som para automóveis, visando o mercado de trabalho que atualmente demanda profissionais justamente com esses conhecimentos. Vinicius Leite (25), educador da oficina automotiva, conta como a sua oficina pode favorecer o acesso ao mercado de trabalho até mesmo antes dos jovens finalizarem o curso, como a sua experiência na área e por ser um jovem morador da Favela de Heliópolis, favorece sua metodologia e relação com os jovens.
“Essa oportunidade de multiplicar o conhecimento é satisfatório demais. Eu sempre gostei de ensinar, por mais que tenho cursos técnicos, muitas coisas durante a minha trajetória de aprendizado, aprendi com outras pessoas. Sempre falo para eles, o conhecimento é algo que ninguém pode tirar de você. A área do som automotivo não é simplesmente ligar uma caixa através de um fio, tem muitas questões teóricas que envolve outros conhecimentos como por exemplo a matemática e a própria linguagem técnica. No começo, senti que algumas dificuldades foram surgindo para eles, mas de acordo com o desenvolvimento nas oficinas e mesclando a teoria e prática, conseguimos avançar e a cada dia eles vão se aperfeiçoando. A ideia é trabalhar a parte elétrica e o conjunto completo referente ao som automotivo, tendo aulas de estrutura, pintura e marcenaria. Durante o curso, eles já têm condições de iniciar o trabalho profissional, realizando pequenos trabalhos, potencializando a formação que eles estão recebendo aqui. Sou jovem e da comunidade e isso tudo acaba facilitando bastante a minha relação com todos eles onde procuro sim trazer a minha experiência dentro do mercado.”
Na oficina de cabelereiro participam 27 jovens no MSE-MA Parque Bristol com o foco profissionalizante em aulas teóricas e práticas com profissionais que já atuam dentro desse processo de formação na área da beleza. Os temas que são abordados na oficina englobam os tipos de corte e de cabelos, tinturas, tratamento químico para cabelos e também a dimensão para criação do seu próprio empreendimento.
“A educação, a formação é o melhor caminho para que nós jovens possamos alcançar um crescimento pessoal e profissional. Comecei fazendo o curso de barbearia e cabelereiro e hoje multiplico esses aprendizados para outros jovens. Aqui temos a possibilidade de trocar muitas informações com os jovens participantes da oficina, do dia a dia da realidade do profissional da beleza, das nossas experiências e de como lidar com esse mercado, preparando os jovens para esse cotidiano”, destaca Mateus Costa de apenas 16 anos e professor da oficina de Cabelereiro.
As formações estão sendo direcionadas para os jovens que estão sendo acompanhados no MSE-MA – Medida Socioeducativa em Meio Aberto do Sacomã e do Parque Bristol e tem sido um grande ganho para as equipes técnicas do projeto como nos conta Antonia Clene Alves, coordenadora do MSE-MA Parque Bristol. “Esse curso tem contribuído muito aqui dentro do espaço e através da bolsa auxílio ofertada para os participantes tem impactado positivamente e está fazendo a diferença na vida deles porque estamos dentro de uma região que tem uma vulnerabilidade muito grande. Ficamos felizes em saber que muitos deles já estão pensando em criar seu próprio negócio depois do final das oficinas. Um grande diferencial é justamente poder realizar o curso aqui dentro do espaço, fortalecendo e aumentando a frequência deles aqui no serviço, tendo essa referência e um importante sentimento de pertencimento. A equipe técnica está dentro desse trabalho em relação aos participantes e com a família, sensibilizando para que eles possam dar continuidade no curso, que inclusive está ligado a frequência escolar, estimulando esse desenvolvimento pessoal e profissional.”
O trabalho das Educadoras do projeto é o acompanhamento dos oficineiros, dos jovens que participam dos cursos e também do contato com as famílias, onde também se tornou um diferencial do projeto, onde o acolhimento e o fortalecimento de vínculos criados e fomentados por elas durante o cotidiano das vivências, otimiza ainda mais a participação e o êxito dos cursos. As educadoras são da comunidade, o que favorece a linguagem e até mesmo a proximidade da realidade.
Fernanda Aparecida, Vinicius Leite e Sheila Cristina do Projeto Adolescentes em Ação: Educação para Liberdade
Sheila Cristina Morais da Silva, Educadora Social do projeto narra os ganhos dessa relação afetiva e acolhedora. “Dentro da minha função como Educadora tenho um contato direto com os adolescentes, suas famílias e com os oficineiros, estabelecendo esse importante vínculo para intermediar as demandas com todos, orientando e sendo uma ponte dentro do processo. Eu gosto de trabalhar com os jovens e gosto dos jovens, sempre foi uma característica minha dentro da minha atuação na UNAS e ter essa oportunidade de trabalhar com o que se gosta, é incrível porque estabelecer essa relação de respeito, afeto e compromisso profissional com eles, é um grande ganho, cativando para que continuem no curso. Um grande retorno é a confiança deles e das famílias no nosso trabalho, com muito carinho de ambas as partes, fortalece as relações e cria essa referência para eles. Sinto de verdade que esse cuidado que temos com eles já ampliou entre os próprios jovens, criando esse comportamento de muito respeito e ajuda. Sigo buscando uma linguagem que nos aproxima e não ao contrário, dando dicas de como se expressar e incentivando o compromisso com os horários. Acredito na mudança e na oportunidade a partir de novas propostas e é justamente o que estamos fazendo aqui no projeto.”
A UNAS Heliópolis e Região reforça a sua missão de atuar para garantia de direitos de todas as pessoas dentro de um trabalho focado na educação transformadora e que possibilita a mudança de trajetórias a partir do envolvimento de muitos atores sociais, onde o principal foco e objetivo são as pessoas que estão sendo positivamente impactadas como é possível sentir a partir da fala de outro jovem que participa das oficinas.
“O curso é top, estou gostando demais porque os professores são bem comunicativos e ensinam muito bem. Eu já trabalho com mecânica e o curso está sendo um complemento para minha vida profissional o que me motiva a continuar porque é bom e importante acrescentar coisas novas. Gosto da forma que eles explicam porque se precisar desenhar, ele vai desenhar, se precisar explicar de novo, ele vai explicar de outros modos até todos entenderem. Estou muito empolgado com a possibilidade de conhecer outros lugares, onde vamos encontrar mais conhecimento. As oficinas estão dando certo e estou focado e no caminho certo”, finaliza o jovem que completou recentemente 18 anos e que almeja um futuro de muitas possibilidades.