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Escrito por Douglas Cavalcante

UNAS ganha prêmio Paulo Freire pelo trabalho com hortas pedagogicas

Na noite do dia 23 de setembro, aconteceu a cerimônia do Prêmio Paulo Freire, promovido pela Câmara Municipal de São Paulo. A iniciativa busca valorizar os projetos que, pautados na busca de alternativas e na criatividade, estejam alinhados a uma política educacional comprometida com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.


A UNAS foi uma das organizações premiadas na edição deste ano, em reconhecimento à excelência de seu trabalho com a educação infantil, por meio do Projeto Da Horta para a Mesa, que, ao longo de um ano, desenvolveu atividades de educação ambiental com crianças de 0 a 3 anos e suas famílias no CEI – Centro de Educação Infantil Margarida Maria Alves, além de em outras nove unidades. O projeto foi desenvolvido em parceria com Governo do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescentes com o patrocínio da Companhia Siderúrgica Nacional e Bayer Brasil, além do apoio técnico do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper.



Nahara Andria, coordenadora do Projeto Da Horta para a Mesa, fala sobre a trajetória do projeto e a importância do reconhecimento do trabalho realizado:


“No começo, nós víamos como dificuldade a prática de educação ambiental por conta do ambiente urbano em que vivemos e da ausência de práticas sustentáveis dentro da comunidade. Entretanto, acompanhar todo o processo de construção da horta, alimentação do minhocário – e o convívio diário das crianças com as minhocas, as hortaliças e o plantio, assim como o entusiasmo delas na participação, deu espaço para uma esperança de que tudo daria certo. A educação ambiental e o projeto reforçaram que o momento de contato com a terra não é apenas uma atividade, é um direito de cada uma delas. Saber que chegamos até aqui nos enche de felicidade por todo o tempo que dedicamos e acreditamos no que tanto defendemos: nossas crianças são o futuro, e o mais bonito que podemos ter.”



Com base em critérios como promoção de aprendizagens diversificadas, participação efetiva da comunidade, inovação e criatividade, e alinhamento aos princípios de Paulo Freire, o prêmio agraciou projetos que representam o aprimoramento da qualidade de ensino na escola pública. Fabiana Roseira, gestora do Centro de Educação Infantil Margarida Maria Alves, que recebeu o projeto, destaca:


"Esse prêmio valoriza a abordagem pedagógica que envolve as crianças e toda a equipe no cultivo e cuidado com a horta, promovendo aprendizado ativo e o desenvolvimento de competências essenciais, como autonomia e o trabalho colaborativo. Além disso, o prêmio reconhece a relevância da educação ambiental, da promoção da saúde e do incentivo à consciência sobre alimentação saudável. Esse contato com a horta possibilita que as crianças entendam a origem dos alimentos, o que é legal consumir, o que é bom para a minha saúde. Receber esse prêmio fortalece a visibilidade dessas ações, para que elas possam inspirar outras unidades educacionais a adotarem práticas semelhantes."

O Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal foi instituído em 1998, em homenagem à vida e ao trabalho do educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire, e se consolidou como um dos mais importantes incentivadores de projetos pedagógicos produzidos por educadores.

 

Tendo os pensamentos e reflexões de Paulo Freie como eixo condutor do trabalho o Projeto Da Horta para Mesa preocupa-se com seu papel transformador e de mudança social prática. “A educação ambiental vai muito além das práticas sustentáveis ou sobre fazer horta. Estamos vivendo em uma geração onde a tecnologia tornou-se essencial para nossas vidas e para facilitar o dia a dia. Porém, é no contato com a natureza que podemos ajuda a desenvolver uma consciência ética sobre as formas de vida e a respeitar os seus ciclos, consciência das práticas de preservação do meio ambiente, a qualidade de vida. Nesses momentos nós resgatamos histórias, culturas e costumes que há muito tempo se perderam. Outro ponto importantíssimo sobre educação ambiental na primeira infância são os benefícios emocionais, habilidades motoras, cognitivos e os sentidos. Estar em contato com a natureza é uma forma de entender que natureza é o nosso verdadeiro lar e nosso papel é cuidar dela”. Ressalta Nahara Andria.

 


A UNAS agradece a premiação e segue na construção de uma sociedade com justiça social e equidade.

 


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