UNAS realiza evento para fortalecer autoestima e bem-estar das mulheres de Heliópolis
Autocuidado foi o tema central da ação “Mulheres que Inspiram”, realizada nesta sexta-feira, 14 de março, pelo CCA Lagoa (Centro para Crianças e Adolescentes), na favela de Heliópolis, Zona Sul de São Paulo. Com o objetivo de fortalecer o empoderamento feminino entre as moradoras da região, o evento criou um espaço coletivo dedicado a valorizar a autoestima das mulheres e promover uma reflexão sobre seus direitos e conquistas.
A programação incluiu palestras, rodas de conversa e momentos de troca de experiências sobre a importância de fortalecer a presença feminina nas esferas sociais e políticas. Além disso, a ação ofereceu serviços gratuitos de designer de sobrancelhas e de tranças e penteados. Realizada anualmente em março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a edição deste ano contou com o apoio de patrocinadores e parceiros como Studio Serrano, Bombom de Chocolatty, Iara Alvez, Daniela Santos, Gabriella Santos, Atrevida Vaidosa, Barbearia Reis, Central Calçado, A Loja da Dê, Lolitas Vip, Studio Estética May, Luver Calcados, M.M.A Doces & Salgados, Doces Dibel, Lojas Omee, Doce Morada e Kettely Kemilly, que contribuíram para o andamento e alcance do evento.
Para Milena da Silva Carrari, 25 anos, gerente de serviços do CCA Lagoa, o evento vai além de proporcionar bem-estar e autocuidado às mulheres atendidas cotidianamente pelo CCA, como as mães dos educandos. Trata-se, na verdade, de uma oportunidade para que outras mulheres da comunidade conheçam o espaço e se informem sobre os serviços e atividades oferecidos pela UNAS, ampliando o alcance e a integração dos recursos disponíveis para a população local.
"Quando realizamos uma ação como essa, além do fortalecimento dos vínculos com as mulheres do território, conseguimos aproximá-las de nossos projetos. Dessa forma, conseguimos empoderá-las, fazendo com que conheçam mais sobre o que é o nosso movimento de mulheres, o que é um CDCM (Centro de Defesa e de Convivência da Mulher), e quais serviços podem ajudá-las a romper ciclos de violência. Atividades como essa de hoje abre as portas para que novas mulheres cheguem até nós", explica.
A gestora do projeto também destaca que a ação oferece um espaço de troca e diálogo entre as mulheres sobre empoderamento feminino, abordando questões como a conscientização sobre os ciclos da violência doméstica e a desconstrução de estigmas machistas enraizados. A atividade não apenas atua no fortalecimento da autoestima, mas também na conscientização e na emancipação feminina.
“Esse se torna um lugar seguro e de confiança, onde as mulheres começam a perceber o espaço como uma referência, um local que elas também podem ocupar. Aqui, trazemos o autocuidado e o empoderamento, não só no campo da beleza, mas também no empreendedorismo feminino, incentivando o trabalho e a geração de renda”, afirma.
Empreendedorismo feminino
Joyce Serrano, 37 anos, e Alexia Borges, 31 anos, são proprietárias do Studio Serrano e da Bombom de Chocolatty eventos e Recreação, respectivamente. As empreendedoras estiveram presentes na ação, oferecendo gratuitamente seus serviços de design de sobrancelhas e produção de tranças e penteados. Para Joyce, a atividade representou uma oportunidade única de contribuir para o fortalecimento da autoestima das mulheres por meio da beleza.

"Para mim, oferecer esse tipo de serviço é essencial, porque muitas mulheres lidam com a autoestima baixa. Às vezes, uma simples sobrancelha bem feita já transforma a maneira como uma pessoa se vê. Isso é mais do que estética, é sobre proporcionar um momento de cuidado e valorização, algo que pode refletir diretamente no bem-estar emocional delas", afirmou Joycy. Ela ressaltou a importância de iniciativas como essa, que não apenas embelezam, mas também promovem a confiança e o bem-estar das mulheres da comunidade.

Alexia, também compartilhou da mesma visão. "A beleza tem um poder transformador, e estamos aqui para mostrar que, além de cuidados com a aparência, estamos ajudando as mulheres a se sentirem mais fortes e confiantes. Um sorriso, uma mudança de visual, isso impacta positivamente o dia delas, e a longo prazo, reflete na sua percepção de si mesmas."

Quando soube da ação, Ingrid da Silva, 23 anos, nascida e criada em Heliópolis, prontamente se organizou para participar do evento ao lado de sua mãe. Para a jovem, a principal motivação foi entender que a vida das mulheres não deve se resumir apenas aos cuidados com a casa e a família, mas que também é fundamental reservar momentos para o bem-estar pessoal.
"Muitas mulheres têm a autoestima baixa. Chega um momento em que, ao focarem apenas em cuidar da casa, da família e dos filhos, acabam esquecendo de cuidar de si mesmas. É importante que as mulheres também se coloquem em primeiro lugar, para que possam se sentir bem e valorizadas.”
Comments